Historias do sKAte

Revolucionadores do Skate 

Jay Adams 

Jay Adams (Santa Monica, Califórnia, 3 de fevereiro de 1961) é um dos integrantes do grupo original dos Z-Boys e é considerado um dos mais influentes skatistas de todos os tempos.

Biografia

Nascido na Califórnia, quando adolescente em meados da década de 1970, era membro da Zephyr Skateboading Team e Zephyr Surf Team junto com Tony Alva e Stacy Peralta, outros dois grandes nomes para o esporte. Considerado como a fagulha do skate influenciou muito na maneira de como o esporte é hoje.

Jay é casado com Alisha Adams com quem tem uma filha, Venice. Ele também é pai de um garoto de sete anos.

Adams junto com seus amigos Tony Alva (que mais tarde viria criar a Alva Skates) e Stacy Peralta (que descobriu o talento de um garoto com doze anos de idade chamado Tony Hawk) descobriram o skate vertical durante uma seca que obrigou todos os moradores da Califórnia a secarem suas piscinas por causa do racionamento.

Dois bons filmes que retratam a história dos Z-Boys são Os Reis de Dogtown e Dogtown e Z-Boys.


Tony Alva 
 

 

Tony Alva (nascido em 1957 nos Estados Unidos) é um dos originais Z-Boys e um dos maiores skatistas de sempre. O nível de agressividade que ele andava de skate estava em contraste com o estilo das manobras dos mais tradicionais skatistas. Alva e os outros Z-Boys devem ter sidos os primeiros a andarem em piscinas vazias. Mas, segundo Jay Adams, eles não são os primeiros. Jay diz que tal atitude já aconteceu nos anos 60, mas que eles são um dos primeiros, porque poucas pessoas fizeram isso nos anos 60. Alva é o responsável pela primeira manobra de aéreo gravada: frontside air. Esse foi o momento marcante em que o skate deixou de ser o surf nas ruas e virou um novo esporte. O Skate não teria sobrevivido sem essa invenção que o fez progredir. Alva é o protagonista do documentário gravado em Venice Beach sobre a cultura do skate: Dogtown and Z-Boys que foi transformado em ficção no filme Reis de Dogtown. Segundo Jay Adams, eles não foram os primeiros a invadir casas e usar piscinas como pista de skate. Jay afirma que essa atitude já aconteceu nos anos 60, mas acredita que eles são um dos primeiros também a praticarem este ato.

Com 19 anos, Alva criou sua própria companhia de skate, Alva Skates.

Tony Alva recentemente assinou um contrato de 3 anos com os sapatos Vans e é patrocinado pela Independent Trucks. Ele inclusive tem um relógio com seu nome feito pela Vestal.

Tony também tocou baixo na banda The Skoundrelz, que tinha os ex-Suicidal Tendencies Mike Dunnigan e Mike Ball como o ex-membro do Wasted Youth Dave Hurricane.



Stacy Peralta 

Stacy Peralta foi um dos lendarios Z-Boys de Dogtown e junto com Tony Alva e Jay Adams ganharam o titulo de "Os Reis de Dogtown".


Eles tinham 16 anos de idade quando começaram a revolucionar o skateboard em 1975 em Dogtown-Venice, California. Por volta de 1977 eles se separam da equipe de competição ZEPHYR, por volta dos anos 80/90 Stacy Peralta monta sua empresa Powell Peralta e patrocina Tony Hawk, na epoca com 14 anos de idade.

Tony Alva também monta sua empresa chamada Alva skateboards.

Jay Adams desiste de andar de skate por dinheiro, hoje em dia está preso por porte de drogas (no filme Lords of Dogtown diz que Jay está em condicional mais isso foi na época que o filme foi feito).


Atletas do Skate

O atual tetracampeão mundial de skate vertical (2003, 2004, 2005 e 2006), Sandro "Mineirinho" Dias, é um dos principais atletas da modalidade. Nascido em Santo André, Mineirinho começou a andar de skate na garagem do prédio com um amigo. Os dois pegavam o skate do irmão de seu amigo, colocavam um pneu em cima e, enquanto um empurrava, o outro ia sentado dentro do pneu.

Mineirinho, que se tornou profissional em 1997, é considerado o rei do 540, e foi o 3º skatista do mundo a acertar a manobra 900º. Seu primeiro título foi o de campeão brasileiro iniciante de street, em 1988. Desde então, Mineirinho enfrentou alguns obstáculos, como em 1990, que foi obrigado a deixar o esporte. Mas em 1995 voltou à ativa em plena forma, conquistando o 5º lugar em sua primeira competição.

Um outro destaque do skate também é brasileiro: Bob Burnquist. O atleta, que é filho de mãe brasileira e pai norte-americano, começou a andar de skate aos nove anos e sempre chamou a atenção devido à sua facilidade de andar de base trocada.

Em 1994, quatro anos após começar a andar de skate, mudou-se para os Estados Unidos, buscando se profissionalizar no skate. Um ano depois, conquistou o Slam City Jam em Vancouver, no Canadá. Em 97,98 e 99, foi eleito o skatista do ano pelos principais veículos do esporte. Mas o auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Münster Monster Mastership e o Mundial.

O norte americano Tony Hawk é um dos principais atletas do mundo. É freqüentemente considerado um dos mais habilidosos e mais famosos skatistas atuais. Tornou-se profissional aos 14 anos e até o ano de 2004, Tony realizou uma série de manobras históricas e ganhou mais de 80 competições. Após 11 tentativas mal sucedidas, realizou o primeiro giro de 900 graus nos X games de 1999 e ganhou o prêmio de melhor manobra na competição.

O atleta, que muitas vezes é chamado de "birdman" (homem-pássaro), tem trabalhado para devolver alguma coisa para o esporte que tanto lhe deu: criou o Tony Hawk Foundation, fundação criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes e já distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fins lucrativos construírem pistas por todo os Estados Unidos.

O curitibano Rodil de Araújo Junior, o Ferrugem, é outro brasileiro que se destaca no skate. Sua vontade era ser piloto de motocross, mas seu pai não permitiu, por achar o esporte muito perigoso. Ferrugem, com o dinheiro de sua mesada, comprou um skate e começou a andar. O atleta foi se desenvolvendo e hoje é bicampeão mundial de skate street (2002-2004). No feminino, em 2006, Karen Jones foi a primeira brasileira a conquistar um título no Circuito Mundial de Skate Vertical na categoria feminino.

Confira os brasileiros campeões mundiais de skate dos anos abaixo.

1995 - Rodrigo "Digo" Menezes (vertical)

2000 - Bob Burnquist (vertical) e Carlos de Andrade, o Piolho (street)

2002 - Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)

2003 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)

2004 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)

2005 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)

2006 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Karen Jones (vertical)

Como são as competições no Skate

As competições de skate são divididas em duas categorias. A street, na qual o competidor atravessa um circuito com obstáculos e o half pipe, que consiste em uma rampa com um formato de "U".

Nas duas modalidades o que determina o vencedor são os juízes que dão as notas de acordo com a dificuldade e a maneira como foram executadas as manobras. Geralmente as competições são realizadas em dois dias.

No primeiro dia os melhores se classificam para a final. Já na final, os melhores skatistas tem duas oportunidades de mostrar a sua volta. Aquele que somar a maior nota em uma volta é sagrado o campeão.

© 2011 Todos os direitos reservados.(sk8world)

Crie um site grátisWebnode

www.sk8world.webnode.com.br